Oficinas

12/FEV

quarta • 10h às 13

Como fazer pra que os outros ouçam minha música? Uma real sobre distribuição musical

Com Veronica Pessoa (The Orchard/Sony Music)

Centro Cultural SESI Taguatinga 

Público-alvo: músicos, produtores musicais, gestores culturais, selos e interessados no mercado da música em geral
Sem pré-requisitos

Se você ama fazer música mas anda frustrado com os seus resultados, você está na oficina certa. Aqui você vai entender o que fazer para que sua música comece a ser escutada por mais gente. Quem te ensina é Veronica Pessoa, especialista em distribuição musical no Brasil, hoje atuando na gigante The Orchard da Sony Music. Entenda como atuam as empresas de distribuição hoje, como realizar bons lançamentos e o que fazer para otimizar resultados sendo um artista independente. 

Veronica Pessoa (PE)

A&R e Artist Service Manager na The Orchard, distribuidora digital de música do grupo Sony Music, e trabalha prospectando música brasileira no ambiente digital. Já atuou em empresas de música no digital como Altafonte (espanhola) e Believe (francesa). Pesquisou modelos de negócio no âmbito da cultura e dá mentorias com foco no desenvolvimento de carreira para artistas. É jornalista, tem Mestrado em Comunicação e Cultura pela USP e é mediadora cultural formada pelo Conservatoire National de Arts et Métiers, em Paris (FR). Apresentou o programa de rádio Cenas do Mundo, que levava artistas de diversos países para a Frei Caneca FM em Recife/PE. Foi empresária dos artistas Marcelo Jeneci, O Terno, Ana Cañas e Filipe Catto e trabalhou com artistas como Chico César e Arnaldo Antunes, entre outros. Foi uma das responsáveis pelo nascimento da Aceleradora Natura Musical, que trabalhou com os projetos patrocinados pela marca.

12/FEV

Quarta • 15h às 18h

Desenvolvendo uma carreira no mercado da dança e da internet

Com Aline Maia (dançarina e criadora de conteúdos para a web)

Centro Cultural SESI Taguatinga 

Público-alvo: dançarinos e atuantes no mercado da dança em geral, criadores de conteúdo para web, profissionais criativos e outros interessados
Sem pré-requisitos

O pote de ouro no fim do arco-íris para quem vive de dança é o sucesso na criação de conteúdos para a web. Conteúdos virais e oportunidades de vídeo-aulas ensinam dançarinos de todo o país a se projetar de forma publicitária. Uma das figuras mais bem sucedidas nesse assunto no Brasil é Aline Maia. Cria do Méier e de Jacarepaguá, ela viraliza a cada vídeo nas redes sociais, projetando a identidade das favelas cariocas pra todo o mundo. Nesta oficina, Aline aborda suas vivências nos mercados das danças urbanas, do funk e das redes sociais, conta para o público o que é preciso fazer para se tornar uma dançarina de sucesso, e, claro, coloca todo mundo pra dançar. 

Aline Maia (RJ)

Artista multifacetada no mundo da dança, atua como coreógrafa, dançarina, professora e influenciadora digital. Nascida no Méier e criada em Jacarepaguá, Aline começou a se profissionalizar na dança aos 13 anos e hoje é reconhecida pelo seu extenso trabalho no hip-hop e no funk. Com aulas presenciais e on-line, ela conta com milhares de alunas em uma forte comunidade de apoio através da dança, além de vídeos virais nas redes sociais, onde também assina a direção criativa.

13/FEV

Quinta • 10h às 13h

Passo a passo para entrar nos mercados de games e tecnologia

Com Andreza Delgado (PerifaCon)

Centro Cultural SESI Taguatinga 

Público-alvo: jovens e adultos interessados nos mercados de games, inovação e tecnologia, empreendedores periféricos, profissionais criativos em geral e outros interessados
Sem pré-requisitos

O mercado de jogos digitais do Brasil movimenta cerca de R$ 12 bilhões ao ano, ocupando o terceiro lugar mundial no volume de jogadores. Com a ascensão desse mercado, novos cargos e profissões voltadas aos games surgem todos os anos e atuar na área se tornou o sonho de muita gente. Nas periferias esse sonho parece distante… Mas não impossível! Andreza Delgado, baiana radicada em São Paulo, criou em 2019 a PerifaCon, a maior convenção nerd das favelas do Brasil, evento que acontece anualmente, levando mais de 10 mil pessoas por dia às atividades. Nesta oficina, Andreza apresenta um passo-a-passo para entrada no mercado de games e tecnologia, apontando desafios e oportunidades nestas carreiras. 

Andreza Delgado (SP)

Baiana com 29 anos, Andreza Delgado é fundadora da Perifacon, instituição que democratiza a cultura nerd, pop e geek nas favelas do Brasil. Escritora e curadora, assinou recentemente a exposição Funk Arte & Resistência, autora de “Capitolina, o poder das garotas”. Chegou a ser premiada pela campanha na qual participou: “Vivo: Fábulas da Conexão”. Como apresentadora comandou o podcast lança braba, onde entrevistou figuras como Boulos, o rapper FBC e Drauzio Varela. Gamer nas horas vagas, foi uma das responsáveis pela Copa das Favelas, evento de esportes eletrônicos voltado para a periferia, premiado em 2021 como melhor projeto social geek. E em 2023 foi indicada como uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo pela BBC.

13/FEV

Quinta • 15h às 18h

Fortalecendo e posicionando sua marca nacionalmente

Com Artur Santoro (Batekoo)

Centro Cultural SESI Taguatinga 

Público-alvo: empreendedores periféricos, artistas, profissionais criativos em geral e outros interessados
Sem pré-requisitos

Batekoo é uma das marcas afrocentradas mais bem posicionadas do Brasil. Desde que nasceu, em Salvador/Bahia, em 2014, tornou-se um dos selos que melhor representa as identidades da juventude preta no país. O que era uma festa se desdobrou em uma plataforma com braço de formação, aceleração, um festival, agenda de DJ sets por todo o país e pelo mundo, além de um ativo publicitário de grande demanda por parte das marcas. Nesta oficina, Artur Santoro, um dos diretores da Batekoo, apresenta caminhos para o fortalecimento e posicionamento estratégico de marcas criativas. 

Artur Santoro (SP)

Artur Santoro é agitador cultural, cientista social e curador independente. Sócio e diretor de projetos da BATEKOO, plataforma de entretenimento e empreendedorismo voltada ao público negro e LGBTIAP+, produz e fomenta eventos em diversas cenas de diferentes cidades do Brasil e do mundo. Na empresa, realiza a gestão de todos os projetos das frentes: BATEKOO Festival, BATEKOO Produções e a frente educacional Escola B. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), é também pesquisador de artes e culturas afro-brasileiras, tendo participado da curadoria de exposições importantes no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), como Histórias Afro Atlânticas (2018).